10% OFF | Comprando 1 ou mais |
---|---|
15% OFF | Comprando 3 ou mais |
20% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
Não acumulável com outras promoções
- Todos os nossos CDs são testados.
- Alguns podem conter pequenas marcas que não afetam o audio e não ultrapassam a luz.
- As caixas acrílicas podem conter riscos mas jamais irão quebradas.
- Os novos são lacrados e por isso dispensa os avisos acima.
"Virtual XI" é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Iron Maiden, lançado em 23 de março de 1998. Este álbum é o segundo (e último) a contar com o vocalista Blaze Bayley, que substituiu Bruce Dickinson após sua saída em 1993. Virtual XI marca uma fase experimental para a banda, tanto musicalmente quanto no uso da tecnologia, refletindo temas de realidade virtual e futurismo.
O título do álbum, Virtual XI, faz alusão ao interesse crescente em tecnologias de realidade virtual nos anos 90, assim como à 11ª Copa do Mundo de Futebol, realizada na França em 1998. A banda, conhecida por seu amor pelo futebol, uniu essas duas temáticas no conceito do álbum e na arte da capa, que apresenta um cenário futurista misturando futebol e realidade virtual. Essa arte foi criada por Melvyn Grant, marcando uma mudança em relação ao artista habitual da banda, Derek Riggs.
Este álbum foi lançado durante uma fase desafiadora para o Iron Maiden, pois a recepção dos fãs ao novo vocalista Blaze Bayley havia sido mista, e a banda enfrentava dificuldades comerciais após o relativamente sombrio The X Factor (1995). Embora Virtual XI tenha se esforçado para recuperar a essência clássica do Maiden, a reação crítica ao álbum foi, em geral, menos positiva, devido a críticas sobre a produção e à adaptação de Blaze Bayley às canções mais melódicas da banda.
Futureal – 3:00
(Uma faixa curta e rápida, com temática futurista, que fala sobre identidade e a busca por realidade em um mundo dominado pela virtualidade. Foi o segundo single do álbum e uma das músicas mais rápidas.)
The Angel and the Gambler – 9:52
(O primeiro single do álbum e uma das faixas mais longas, "The Angel and the Gambler" mistura temas sobre sorte e jogo com um som mais acessível. A repetição no refrão foi alvo de críticas, embora a faixa tenha um toque clássico.)
Lightning Strikes Twice – 4:50
(Uma música que começa devagar e vai crescendo em intensidade, com letras sobre a imprevisibilidade do destino e desastres inesperados.)
The Clansman – 9:06
(Uma das músicas mais épicas e bem recebidas do álbum, inspirada na luta pela liberdade dos escoceses, rememorando o filme Coração Valente. Essa faixa foi muito elogiada pelos fãs e continuou a ser parte do repertório ao vivo da banda após a saída de Blaze Bayley, sendo cantada por Bruce Dickinson em turnês subsequentes.)
When Two Worlds Collide – 6:17
(Uma canção sobre o confronto de mundos opostos, tanto metaforicamente quanto cientificamente, refletindo temas de ficção científica e tragédia.)
The Educated Fool – 6:44
(Letras introspectivas sobre arrependimento e aprendizado com as escolhas da vida, um tema recorrente no trabalho de Steve Harris. A faixa tem uma atmosfera mais sombria e reflexiva.)
Don't Look to the Eyes of a Stranger – 8:03
(Uma faixa mais lenta e complexa, lidando com desconfiança e paranoia, crescendo em intensidade conforme avança.)
Como Estais Amigos – 5:30
(Uma canção com tema de reconciliação e despedida, homenageando os soldados da Guerra das Malvinas. A faixa tem um tom emocional e uma abordagem mais melódica.)
"Virtual XI" foi recebido com críticas mistas e, em alguns casos, negativas. Muitos fãs e críticos consideraram o álbum inferior aos trabalhos anteriores da banda, especialmente devido à produção e à adequação da voz de Blaze Bayley ao estilo mais épico do Iron Maiden. O álbum teve desempenho comercial modesto em comparação com os álbuns da era de Bruce Dickinson, apesar de ter gerado singles como "The Angel and the Gambler" e "Futureal".
No entanto, algumas faixas se destacaram e conquistaram um lugar especial entre os fãs, especialmente "The Clansman", que se tornou um clássico ao vivo e continuou a ser tocada mesmo após o retorno de Bruce Dickinson. "Futureal" também foi uma música que recebeu elogios por sua energia e velocidade.
A Virtual XI World Tour, que acompanhou o lançamento do álbum, foi uma turnê extensa, mas os problemas de saúde de Blaze Bayley e a recepção fria ao álbum tornaram esse um período complicado para a banda. Logo após a turnê, em 1999, Blaze deixou o Iron Maiden, e Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith retornaram à formação.
Embora Virtual XI seja um dos álbuns menos celebrados da discografia do Iron Maiden, ele marcou o fim de uma fase importante para a banda. O período com Blaze Bayley trouxe experimentação e temas sombrios, mas, ao mesmo tempo, destacou a dificuldade de substituir um frontman tão carismático quanto Bruce Dickinson.
Com o retorno de Dickinson e Smith em 1999, o Iron Maiden voltou a alcançar novos picos de sucesso com álbuns como Brave New World (2000), que revigorou a carreira da banda. No entanto, para alguns fãs, Virtual XI ainda contém momentos memoráveis, especialmente em músicas como "The Clansman" e "Futureal".
"Virtual XI" é um álbum que reflete um período de transição para o Iron Maiden, com uma abordagem ambiciosa, mas que acabou dividindo opiniões entre os fãs. Embora não tenha sido um sucesso comercial, ele oferece um olhar sobre a exploração de novas direções musicais e tem seu lugar na história da banda, com faixas como "The Clansman" permanecendo vivas no repertório ao longo dos anos.