R$60,00
3 x de R$20,00 sem juros
10% de desconto pagando com Pix
Ver mais detalhes
Frete grátis a partir de R$350,00
Não acumulável com outras promoções

Compre mais, pague menos!

10% OFF Comprando 1 ou mais
15% OFF Comprando 3 ou mais
20% OFF Comprando 5 ou mais

Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.

Não acumulável com outras promoções

Atenção, última peça!
Entregas para o CEP:
Meios de envio
Calcular
Não sei meu CEP
Descrição

- Todos os nossos CDs são testados.

- Alguns podem conter pequenas marcas que não afetam o audio e não ultrapassam a luz.

- As caixas acrílicas podem conter riscos mas jamais irão quebradas.

- Os novos são lacrados e por isso dispensa os avisos acima.

"Virtual XI" é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Iron Maiden, lançado em 23 de março de 1998. Este álbum é o segundo (e último) a contar com o vocalista Blaze Bayley, que substituiu Bruce Dickinson após sua saída em 1993. Virtual XI marca uma fase experimental para a banda, tanto musicalmente quanto no uso da tecnologia, refletindo temas de realidade virtual e futurismo.

História e contexto:

O título do álbum, Virtual XI, faz alusão ao interesse crescente em tecnologias de realidade virtual nos anos 90, assim como à 11ª Copa do Mundo de Futebol, realizada na França em 1998. A banda, conhecida por seu amor pelo futebol, uniu essas duas temáticas no conceito do álbum e na arte da capa, que apresenta um cenário futurista misturando futebol e realidade virtual. Essa arte foi criada por Melvyn Grant, marcando uma mudança em relação ao artista habitual da banda, Derek Riggs.

Este álbum foi lançado durante uma fase desafiadora para o Iron Maiden, pois a recepção dos fãs ao novo vocalista Blaze Bayley havia sido mista, e a banda enfrentava dificuldades comerciais após o relativamente sombrio The X Factor (1995). Embora Virtual XI tenha se esforçado para recuperar a essência clássica do Maiden, a reação crítica ao álbum foi, em geral, menos positiva, devido a críticas sobre a produção e à adaptação de Blaze Bayley às canções mais melódicas da banda.

Faixas do álbum:

  1. Futureal – 3:00
    (Uma faixa curta e rápida, com temática futurista, que fala sobre identidade e a busca por realidade em um mundo dominado pela virtualidade. Foi o segundo single do álbum e uma das músicas mais rápidas.)

  2. The Angel and the Gambler – 9:52
    (O primeiro single do álbum e uma das faixas mais longas, "The Angel and the Gambler" mistura temas sobre sorte e jogo com um som mais acessível. A repetição no refrão foi alvo de críticas, embora a faixa tenha um toque clássico.)

  3. Lightning Strikes Twice – 4:50
    (Uma música que começa devagar e vai crescendo em intensidade, com letras sobre a imprevisibilidade do destino e desastres inesperados.)

  4. The Clansman – 9:06
    (Uma das músicas mais épicas e bem recebidas do álbum, inspirada na luta pela liberdade dos escoceses, rememorando o filme Coração Valente. Essa faixa foi muito elogiada pelos fãs e continuou a ser parte do repertório ao vivo da banda após a saída de Blaze Bayley, sendo cantada por Bruce Dickinson em turnês subsequentes.)

  5. When Two Worlds Collide – 6:17
    (Uma canção sobre o confronto de mundos opostos, tanto metaforicamente quanto cientificamente, refletindo temas de ficção científica e tragédia.)

  6. The Educated Fool – 6:44
    (Letras introspectivas sobre arrependimento e aprendizado com as escolhas da vida, um tema recorrente no trabalho de Steve Harris. A faixa tem uma atmosfera mais sombria e reflexiva.)

  7. Don't Look to the Eyes of a Stranger – 8:03
    (Uma faixa mais lenta e complexa, lidando com desconfiança e paranoia, crescendo em intensidade conforme avança.)

  8. Como Estais Amigos – 5:30
    (Uma canção com tema de reconciliação e despedida, homenageando os soldados da Guerra das Malvinas. A faixa tem um tom emocional e uma abordagem mais melódica.)

Impacto e recepção:

"Virtual XI" foi recebido com críticas mistas e, em alguns casos, negativas. Muitos fãs e críticos consideraram o álbum inferior aos trabalhos anteriores da banda, especialmente devido à produção e à adequação da voz de Blaze Bayley ao estilo mais épico do Iron Maiden. O álbum teve desempenho comercial modesto em comparação com os álbuns da era de Bruce Dickinson, apesar de ter gerado singles como "The Angel and the Gambler" e "Futureal".

No entanto, algumas faixas se destacaram e conquistaram um lugar especial entre os fãs, especialmente "The Clansman", que se tornou um clássico ao vivo e continuou a ser tocada mesmo após o retorno de Bruce Dickinson. "Futureal" também foi uma música que recebeu elogios por sua energia e velocidade.

A Virtual XI World Tour, que acompanhou o lançamento do álbum, foi uma turnê extensa, mas os problemas de saúde de Blaze Bayley e a recepção fria ao álbum tornaram esse um período complicado para a banda. Logo após a turnê, em 1999, Blaze deixou o Iron Maiden, e Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith retornaram à formação.

Legado:

Embora Virtual XI seja um dos álbuns menos celebrados da discografia do Iron Maiden, ele marcou o fim de uma fase importante para a banda. O período com Blaze Bayley trouxe experimentação e temas sombrios, mas, ao mesmo tempo, destacou a dificuldade de substituir um frontman tão carismático quanto Bruce Dickinson.

Com o retorno de Dickinson e Smith em 1999, o Iron Maiden voltou a alcançar novos picos de sucesso com álbuns como Brave New World (2000), que revigorou a carreira da banda. No entanto, para alguns fãs, Virtual XI ainda contém momentos memoráveis, especialmente em músicas como "The Clansman" e "Futureal".

Conclusão:

"Virtual XI" é um álbum que reflete um período de transição para o Iron Maiden, com uma abordagem ambiciosa, mas que acabou dividindo opiniões entre os fãs. Embora não tenha sido um sucesso comercial, ele oferece um olhar sobre a exploração de novas direções musicais e tem seu lugar na história da banda, com faixas como "The Clansman" permanecendo vivas no repertório ao longo dos anos.